<

  • Compre seu livro
  • Pagamento Seguro
  • Maior comodidade
Acesse agora

Contato rápido

  • Caixa Postal: 112-726
  • Rio Bonito – RJ
  • CEP 28800-000
  • Telefone:(55 - 21) 9505-1855
  • [email protected]

Quem Somos (Almádena Editora)

Por que Almádena?

Com a idéia de reforçar a sua missão e dedicação aos temas árabes, o nome escolhido para a editora foi Almádena, palavra que significa minarete.

O Idealizador

Embora recentemente fundada, a Almádena chega ao mercado editorial brasileiro como a síntese da longa trajetória de seu próprio idealizador - o Prof. Doutor João Baptista de Medeiros Vargens.

Desde 1974, ano em que se bacharelou e se licenciou pelo Setor de Estudos Árabes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, João Baptista tem-se dedicado não apenas aos estudos dos idiomas árabe e português, mas – também – à análise dos desdobramentos sociais, culturais, políticos e religiosos, às vezes compartilhados, às vezes levados e às vezes deixados pelos povos árabes durante os momentos de contato com outras nações.

São, oficialmente, 35 anos dedicados ao estudo do mundo árabe; mas, ao se desconsiderar o termo "oficial", talvez um pouco mais ... O brasileiro João Baptista, doutorado pela Universidade de Lisboa, soma ampla vivência no mundo árabe, tendo morado na Síria – como estudante – e no Marrocos – como professor de língua portuguesa e cultura brasileira, além das viagens de curta e média duração a outros países árabes. Agora, o novo editor considera ser o tempo ideal para organizar, registrar e repassar todo o conhecimento adquirido ao longo da caminhada.

Com o lançamento do livro didático Português para falantes de árabe, publicação inaugural da Almádena, o professor João Baptista opta por fazer como já faziam os antigos povos árabes aqui referidos: compartilhar histórias, levar mensagens e deixar idéias, as quais – independente do tempo – se renovam para a construção do conhecimento.Com suas futuras publicações, a editora buscará estabelecer um diálogo com os mais variados perfis de leitores. Da mesma forma, tentará traduzir a metáfora de "tear", também muito presente na cultura árabe. A Almádena espera que cada livro publicado seja um fio e, juntos, esses fios possam compor uma nova tela, a qual permitará uma reflexão sobre a cultura árabe-islâmica.

Uma nova proposta - Objetivo

Nasce no Rio - em janeiro de 2007 - a Almádena. Trata-se da única editora do mercado nacional que incorpora às suas atividades a missão de estimular a publicação de obras que promovam o acesso ao amplo universo do conhecimento, da cultura árabe e lusófona.

Desta forma, acadêmicos, antropólogos, artistas, escritores, jornalistas, sociólogos e estudiosos das mais variadas áreas que estejam desenvolvendo projetos literários e editoriais – desde que em sintonia com a filosofia da Almádena – podem submeter suas obras e estudos à Editora para que seja avaliada a viabilidade de publicação.

 
css template ad